Captura de tela da página início do site combibresil.com
Captura de tela da página início do site combikombi.com
No mês do lançamento do site combikombi.com, recebemos mais de 3000 acessos, 800 novos seguidores e vários pedidos de veículos! Seis meses após, o número de acessos via a busca do Google aumentou em 500% graças ao trabalho de posicionamento nos motores de busca (SEO).
Combi Kombi recomenda PEQUENAWEB

Exporto veículos de coleção brasileiros para França, isso é o meu know-how. Eu tinha um site simples no Wix, mas só conseguia clientes no boca a boca. Contratei o Hugo da pequenaweb.com para desenvolver um site melhor para o público francês.

Em apenas 3 semanas ele lançou meu site combikombi.com com uma identidade de marca e lançou as páginas nas redes sociais. Ele quem fez tudo, o trabalho dele foi sensacional!

Conseguimos vender os primeiros veículos através do site em menos de 10 dias após o lançamento! Recebemos no site mais de 3000 pessoas da França, e até também da Bélgica, do Luxemburgo e da Suíça. Incrível. Além disso, pedi para ele cuidar no primeiro mês da divulgação de conteúdo e imagem, dos anúncios e do tratamento dos pedidos recebidos através do site. Pois foram muitos contatos de uma dia para o outro, foi muito além do esperado!

Hoje as consultas e pedidos vem até mim sem esforço, nem preciso mais correr atrás de parceiros e indicação!

Cyprien Hoffet, diretor da Combi Kombi - Fevereiro de 2017, São Paulo - Brasil

Sobre a exportadora de veículos

uma exportadora de veículos

A marca Combi Kombi e o site combikombi.com foram desenvolvidos por hugo da pequenaweb.com para uma exportadora de veículos brasileiros. O público alvo é europeu e conta com amadores de veículos antigos, empresas de turismo e mecânicos especializados localizados principalmente na Europa, e desde 2018, no mundo inteiro com o lançamento do site em inglês e graças ao crescimento da equipe.

acessar o site

Serviços oferecidos pela PEQUENAWEB

estratégia online

posicionamento da marca, critérios de diferenciação, público alvo, palavras-chave.

redes sociais

desenvolvimento do formato das publicações, o tom de voz e a comunidade de seguidores.

design gráfico

marca, identidade visual, logo, cores, animações, papelaria, camisetas.

webdesign

criação de site gerenciável na plataforma WordPress.org, gratuita e em código aberto.

conteúdo

redação de textos, produção de fotografias, ilustrações ou vídeos.

otimização seo

otimização das páginas e do desempenho do site para aparecer melhor nos sites de busca.

anúncios pagos

configuração de campanhas de anúncios no Google AdWords, Facebook Ads, LinkedIn Ads.

treinamentos

treinamento de redator de conteúdo, administrador de site, rede social ou anúncios.

manutenção de site

atualização do sistema, monitoramento do site por robôs e intervenção em caso de problema.

programação

desenvolvimento de funcionalidades específicas em HTML5, CSS3, PHP e JavaScript.
500

Apresentação do site de classificados

Anúncios para venda de veículos

O site combikombi.com foi desenvolvido na forma de um site de classificados ou catálogo virtual no objetivo de publicar semanalmente anúncios de venda. O site conta com uma oferta constante de mais de 100 veículos, além de opções de customização incluindo peças mecânicas e serviços de instalação.

Captura de tela de uma parte da página início do site combibresil.com
Captura de tela de uma parte da página início do site combikombi.com

Busca avançada

A busca avançada foi implementada mais recentemente para permitir uma busca multicritérios de veículos em função da faixa de preço, da categoria (kombi ou carro antigo), do modelo (Volkswagen Karman Ghia ou Volkswagen Kombi T1 Picape por exemplo).

Captura de tela de uma página de busca de veículos no site combibresil.com
Captura de tela de uma página de busca de veículos no site combikombi.com

Blog de notícias e vídeos

Conteúdos exclusivos são produzidos de vez em quando para agradar e inspirar o público de amadores de veículos antigos. São notícias, vídeos temáticos e álbuns de fotos de veículos restaurados ou customizados que a marca compartilha nas redes sociais e que participam a melhorar a imagem de marca e a credibilidade no mercado.

Junto a esforços para produzir conteúdos de qualidade, foi lançado o blog para disponibilizar os mesmos no site e assim valoriza-os. O número de páginas do site cresce e a marca ganha em visibilidade na web.

Captura de tela de uma publicação de blog no site combibresil.com
Captura de tela de uma publicação de blog no site combikombi.com

Site responsivo

O site é 100% compatível com smartphones e tablets. Além de se adaptar a cada largura de tela, o layout de cada página foi otimizado para uma melhor usabilidade em telas pequenas.

Captura de tela da página início do site combibresil.com no smartphone
Captura de tela da página início no smartphone
Captura de tela do menu do site combibresil.com no smartphone
Captura de tela do menu no smartphone
Captura de tela de uma publicação de blog do site combibresil.com no smartphone
Captura de tela de uma publicação no smartphone

Publicações automáticas nas redes sociais

A divulgação dos veículos a venda no site no site é reforçada com um compartilhamento automático nas páginas do Facebook e do Google+. A automatização das publicações permite poupar tempo no dia a dia e assim focar no atendimento do cliente final.

Captura de tela da página Facebook COMBI KOMBI BRÉSIL, dezembro 2017.
Captura de tela da página Facebook Combi Kombi, dezembro 2017.

Notificações por email

Os seguidores da marca podem acompanhar os novos veículos a venda nas redes sociais ou por email, cadastrando-se às notificações. Para cada novo veículo publicado no site, o sistema envia automaticamente um email aos inscritos. A automatização dessa operação permite o envio de email de maneira instantânea, sem nenhum esforço.

Captura de tela de uma notificação automática enviada por email aos usuários cadastrados quando um novo veículo está a venda.
Captura de tela de uma notificação por email.

Treinamento do cliente

Acompanhamento

Para assegurar a continuidade de uma boa visibilidade na web, ofereço o necessário acompanhamento para o cliente que busca ser autônomo na gestão do conteúdo de seu site, incluindo um treinamento, uma documentação e o suporte técnico necessário.

No caso do site combikombi.com, a equipe está autônoma para publicar no site e nas redes sociais e para gerenciar as campanhas de anúncios.

Tutorial para a gestão de conteúdo no site

A documentação (ou tutorial) é um documento fornecido ao cliente e que contém as informações necessárias para a gestão do conteúdo do site, no forma de um passo a passo ilustrado. É desenvolvido sob medida em função das necessidades de cada site e serve para o treinamento, além de ser um ótimo lembrete para a gestão do site a longo prazo.

Captura de tela de 2 passos de um tutorial passo a passo fornecido ao gestor de conteúdo do site combibresil.com
Captura de tela de um tutorial para a gestão de conteúdo no site combikombi.com.

Lançamento da marca

A marca Combi Kombi foi criada para vender veículos antigos brasileiros ao público europeu de língua francesa por meio do site combikombi.com e da página Facebook.

A marca, o site e as redes sociais foram lançados em agosto de 2016, no meio do verão europeu, período que podemos considerar alta temporada para esse tipo de produto.

Acompanhamos e demos apoio ao nosso cliente, tomando a responsabilidade das primeiras operações: adicionar os 100 primeiros veículos a venda no site; gerenciar as páginas nas redes sociais; gerenciar as campanhas de anúncios; responder aos usuários (pré-venda) e desenvolver a comunidade de seguidores no Facebook.

Resultados no primeiro mês

No primeiro mês o nosso foco foi ganhar visibilidade na web e credibilidade para a nova marca. Seguem os resultados analíticos para agosto de 2016, período no qual hugo da pequenaweb.com estava responsável por gerenciar o site, as redes sociais e as campanhas de anúncios.

Número de acessos no primeiro mês

Nas 3 primeiras semanas, conseguimos em média 156 acesos por dia no site, totalizando 3315 acessos no período. Chegamos a alcançar 500 acessos em apenas um dia. O gráfica abaixo mostra a evolução do número de acesos no site para o período de 3 semana em agosto 2016.

Gráfico Google Analytics: número de acesos no site, agosto 2016
Gráfico Google Analytics: número de acesos no site, agosto 2016.

Nos pequenos gráficos acima aparecem o total de acessos (Sessions), o total de usuários (Users), o total de páginas acessadas (Pageviews), o número de páginas abertas por acesso (Page / Session), e o tempo médio de visita (Avg. Session Duration).

Do dia 1/08/2016 ao dia 21/08/2016, 20393 páginas foram acessadas por 2891 usuários únicos. Em média, foram 6,15 páginas abertas por acesso, num tempo de visita 4 minutos e 24 segundos. Não foram contabilizados os usuários que acessaram do Brasil, considerando que o público-alvo limitou-se ao europeu nessa primeira fase do negócio.

Número de seguidores no primeiro mês

Os novos veículos à venda no site são compartilhados automaticamente no Facebook. Para impulsionar as publicações do Facebook e assim trazer o público alvo para o novo site, foi alocado um orçamento médio de 30 reais por dia. Nas 3 primeiras semanas, conseguimos uma resposta incrível do público francês e belga que entrou no site a partir do Facebook e interagiu com muito interesse à oferta.

image combibresil
Gráfico Facebook: número de seguidores da página Facebook, agosto 2016.

O gráfico acima mostra a evolução do número de seguidores da página Facebook para um período de 3 semana em agosto 2016. Em média foram 200 novos seguidores por semana, totalizando 1134 seguidores durante o período.

Vendas de veículos no primeiro mês

Combi Kombi conseguiu vender vários veículos nas primeiras semanas do lançamento do site, demostrando a eficiência da visibilidade na web. Foi uma evolução muito grande para a função comercial da empresa do nosso cliente. Ele não precisa mais correr atrás dos clientes.

Para aumentar as vendas a longo prazo, os desafios são fortalecer e perenizar a presença na web, além de desenvolver a imagem de marca.

Resultados a 6 meses

Nos primeiros meses (ou no primeiro ano), um site ganha visibilidade nos motores de busca de maneira progressiva. Quando o conteúdo publicado é de qualidade e que o site foi desenvolvido seguindo as boas práticas e as recomendações dos motores de busca (Google principalmente), esse período é decisivo para confirmar a existência de um publico alvo e os interesses que cabem a ele, e se necessário, adequar a oferta com a demanda identificada.

O posicionamento orgânico no Google das páginas do site refere-se à visibilidade adquirida sem pagar anúncios (ou links patrocinados). O trabalho de otimização de cada página do site com palavras-chave estratégicas permite, a longo prazo, aparecer organicamente (ou gratuitamente) nas buscas do Google.

Visibilidade na busca do Google a 6 meses

Em 6 meses o número de acessos vindo da busca do Google aumentou em 500% graças a um bom posicionamento orgânico das páginas do site combikombi.com nos motores de busca.

Os gráficos a seguir mostram a porcentagem de acessos em função da origem dos usuários, respectivamente para os meses de fevereiro 2017 (aniversário de 6 meses do site) e agosto 2016 (mês do lançamento do site), sendo o Facebook (Social), a busca do Google (Organic Search), outros sites (Referral) ou um acesso direto (Direct), quando o endereço do site foi digitado pelo usuário por exemplo.

Gráfico Google Analytics: porcentagem de acessos em função da origem dos usuários
Gráfico Google Analytics: porcentagem de acessos em função da origem dos usuários.

A porcentagem de acessos iniciados na busca da Google aumentou de maneira significativa (31% em fevereiro de 2017 contra 3% em agosto de 2016, em verde no gráfico). Em oposição, a porcentagem de acessos iniciados no Facebook diminuiu (46% em fevereiro de 2017 contra 76% em agosto de 2016, em azul no gráfico) mas continua consequente considerando que a marca manteve uma presença forte na rede social graças a uma comunidade de seguidores crescente e investimentos contínuos em campanhas de anúncios.

Constatamos que o site está corretamente posicionado na primeira página do Google (principalmente no Google France) para uma multitude de termos relacionadas à importação de veículos antigos na Europa, incluindo marcas e modelos de veículos disponíveis no site. A multiplicação de palavras-chave alvas oportuniza um volume maior de acessos no site, de usuários vindo da busca do Google ou de outros motores de busca.

Vendas de veículos 6 meses após o lançamento

Nesse período de agosto de 2016 a fevereiro de 2017, nosso cliente confirmou mais de 15 veículos vendidos através do site. Os desafios a longo prazo continuam os mesmos que 6 meses antes, sendo fortalecer a presença na web e a imagem de marca para aumentar as vendas.

Foto combresil.com: Volkswagen Kombi T1 e T2 sendo despachadas para Europa
Foto combresil.com: Volkswagen Kombi T1 e T2 sendo despachadas para Europa.
500